quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Relatório do Projeto de Intervenção

Relatório da Intervenção

A educação busca valores, conduzindo a uma convivência harmoniosa com o ambiente e os demais segmentos escolares, pois a escola por ser um espaço social onde leva o aluno a dar seqüência ao seu processo de socialização é que resolvemos trabalhar os valores éticos e o exercício da cidadania com nossos alunos. Comportamentos pessoais devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis, considerando esta temática é que conseguimos desenvolver em nossos alunos a importância de Reconstruir e Reestruturar o Patrimônio Escolar, desenvolvendo neles as suas habilidades, colaborando para a construção de uma sociedade melhor e a um ambiente mais saudável.    

Quadro 1 – Ações planejadas e realizadas na intervenção
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Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Linha do Tempo (ontem e o hoje da escola) e Pesquisa sobre o Patrimônio Público
Professores (trabalho interdisciplinar)
Não houve nenhum problema.
Mostrar a transformação que a escola vem passando nos últimos anos, após a apresentação, os alunos fizeram analise e reflexão do papel de cada um como cidadão participativo na escola.
Pesquisar e entrevistar pessoas do município, principalmente aquelas que contribuíram e tem uma história de vida e serviço no Presidente, depois apresentar de forma jornalística (textos) todas as pesquisas. 

Construção de recipientes para o lixo
Toda a comunidade escolar
Não houve problemas.
Auxiliar os alunos a analisar criticamente a importância de reciclar do lixo, e para isso faz-se necessário criar recipiente de coleta de lixo separadamente. As atividades foram abordadas em todas as séries de forma interdisciplinar.



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Ação
Responsável (is)
Problemas encontrados na execução da ação e estratégias de intervenção
Linha do Tempo (ontem e o hoje da escola) e Pesquisa sobre o Patrimônio Público
Professores (trabalho interdisciplinar)
Não houve nenhum problema.
Mostrar a transformação que a escola vem passando nos últimos anos, após a apresentação, os alunos fizeram analise e reflexão do papel de cada um como cidadão participativo na escola.
Pesquisar e entrevistar pessoas do município, principalmente aquelas que contribuíram e tem uma história de vida e serviço no Presidente, depois apresentar de forma jornalística (textos) todas as pesquisas. 

Construção de recipientes para o lixo
Toda a comunidade escolar
Não houve problemas.
Auxiliar os alunos a analisar criticamente a importância de reciclar do lixo, e para isso faz-se necessário criar recipiente de coleta de lixo separadamente. As atividades foram abordadas em todas as séries de forma interdisciplinar.



Quadro 2 – Ações planejadas e não realizadas na intervenção

Ação
Responsável (is)
Motivos pelos quais a ação não foi realizada
Limpeza e replantio da horta
Professores, pais, alunos e direção
Devida a parceria feita com a secretaria de agricultura e a mesma não ter comprido com seu papel, que era de mandar um técnico e a terra pra fazermos o replantio já que a escola tinha algumas hortas já pronta só faltava replantar, com a orientação de uma pessoa especializada para preparar a terra de forma orgânica.





Quadro 3 – Ações não planejadas e realizadas na intervenção



Ação
Responsável (is)
Recurso(s) necessário(s)
Como esta ação pode contribuir para alcançar o objetivo da intervenção?
Gincana, linguagem oral e escrita, música.
Professores, alunos, funcionários e comunidade de um modo geral
Os próprios alunos.
Papel, hidrocor, acessórios em geral, tinta, pincel, roupas velhas, etc.
No trabalho coletivo, em que os alunos puderam juntamente com seus colegas desenvolver textos sobre ética e cidadania, paródias, assim como retratar nos muros  pintura com temas sobre Bulling, Indisciplina, Esporte, Drogas Família, Paz, Solidariedade, Amor e Meio Ambiente. Contribuiu muito para o desenvolvimento intelectual e artístico dos alunos que em muitos momentos nos surpreenderam.

Gincana, os alunos trabalharam: painéis reciclagem, construção de jardim, conserto de cadeiras,  revestimento nas paredes, dança, teatro e raciocínio lógico.
Professores, alunos, pais, funcionários, direção coordenação e parceiros.
Humanos
No processo de formação dos alunos que refletiram aos poucos nas tarefas solicitadas e aparentadas o exercício á prática cidadã. Toda produção de conhecimento desafiou e estimulou os educando a liberdade de aprender questionando a realidade, respeitando a pluralidade de idéia das propostas apresentadas.
Contribui também para a vivência coletiva entre toda a comunidade escolar.

Análise crítica do andamento da intervenção.

Analisando as condições em que estava a nossa instituição, sentimos a grande necessidade de intervir de forma coletiva e de acordo as propostas existentes no PPP, embasada em uma gestão democrática sentimos a urgente necessidade do novo e de mudança em nosso ambiente escolar. A escola é um espaço social onde os segmentos vivem em constante processo de socialização, considerando a importância do projeto como agente socializador desenvolvemos as potencialidades dos alunos, mudança de comportamento social e construtivos, colaborando para a reconstrução de um novo espaço físico. Todas as ações foram apoiadas pelas disciplinas e contextualizadas com a realidade da comunidade escolar, o desenvolvimento do projeto foi baseado na teoria e prática que primeiro ocorreu com estudo de temas geradores envolvendo palestras, pesquisas, entrevistas e gincana tendo temas como: Bulling, Indisciplina, Esporte, Drogas, Família, Paz, Solidariedade, Amor, trabalhando a Ética e Cidadania, todas as ações contribuíram para o melhoramento da escola e de nossos alunos.
Acreditando na transformação através de um trabalho participativo e coletivo, envolvendo todos os segmentos escolares, ficando aberto em nossas mente à escola que almejamos. A realidade porem estava bem longe. Não tínhamos dinheiro para Reestruturar o Patrimônio Escolar, eram fundamentais recursos financeiros, quando uma Luz no fim do túnel começa a brilhar, a escola participa de um projeto sobre meio ambiente e ganha um prêmio em dinheiro, logo direcionamos esse dinheiro em pisos para o revestimento das paredes.
Daí começamos a fazer as alianças com as Secretarias do Município, Prefeitura, Comércio local etc. No inicio tudo verbalmente, surgindo assim o apoio e as sugestões, quando percebemos a comunidade como um todo estava envolvida em prol da Reestruturação, todos trabalhando Ética e Cidadania. Partindo do nosso sonho, realizamos muitas reuniões, conversas, e a busca de parceiros. A proposta foi amadurecendo, partimos para a comunidade escolar, pois, todo sonho que se propõe a ser coletivo tornar-se realidade, e foi esta realidade que vimos surgir com a disposição de todos, no trabalho árduo da comunidade escolar como uma família unida.
Algumas pessoas que mesmo sem ter filhos na escola nos deram apoio e abraçaram nossa causa como se fosse deles, a nossa escola é pioneira na educação de nossa cidade, amada por muitos. Nossos alunos foram os protagonistas, coadjuvantes de todo esse projeto, a eles devemos toda a realização desse sonho, foram verdadeiros guerreiros.
De um espaço vazio sem plantas e sem vida criamos um jardim maravilhoso. De muros sujos e depredados pudemos fazer arco Iris de cores, e uma verdadeira galeria de arte. De cadeiras quebradas, organizamos mutirão com os pais e alunos, recuperando muitas delas. De bobonas velhas tornando recipiente para lixo, a reciclagem do lixo. Das salas riscadas com palavrões e desenhos indecentes, os alunos pintaram e as transformaram num ambiente agradável para uma melhor aprendizagem. Dos corredores esburacados caindo aos pedaços alunos, pais, parceiros da escola conseguiram colocar o revestimento em todo o corredor, transformando a escola em novo ambiente agradável, alegre, bem, mas aconchegante do que já é.
O processo participativo do nosso projeto fez com que o educando, o professor, os pais, os gestores e coordenação assumissem seu papel ético e cidadão participando ativamente da Reconstrução e Reestruturação do nosso Patrimônio Escolar, que não é meu nem seu é nosso.
É claro que não foram só mar de rosas na execução do projeto, pelo contrário, foi necessário muita ousadia e perseverança , como em todo ambiente de trabalho as relações interpessoais muitas vezes nos desanimam, mas, não nos abatemos e levamos em frente.
Concluímos dizendo que acreditamos na transformação e em uma gestão democrática que envolve todos os segmentos em prol do bem de todos. Realizando o sonho onde o que se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a sociedade deseja alcança.


Socorro Gomes

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