sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Nosso projeto está sendo um sucesso...


A formação integral do cidadão não diz respeito apenas a atitudes e valores, mas também a conteúdos, considerados na sua totalidade. Na verdade, fatos, conceitos, procedimentos de todas as áreas de ensino estão intimamente ligados aos valores e atitudes humanas. Desse modo, a vida da escola, seja ela na sala de aula, nas reuniões de professores, nos encontros com os pais, seja nos trabalhos feitos pelos alunos respira ética.






























quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Agora é pra valer... - Projeto de Intervenção - Reestruturação do Patrimônio Escolar Um Trabalho Sobre Ética e Cidadania

O que é cidadania
Segundo o Aurélio, cidadão é aquele indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. Habitante da cidade. Indivíduo, homem, sujeito.
O objetivo deste trabalho é alcançarmos algo muito além da mera descrição do Aurélio. No nosso entendimento ser cidadão é ser chamado às responsabilidades para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar geral.


O que é ética
Segundo o dicionário Aurélio, "é o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto".

O Aurélio qualifica Ética diferente de Moral, que é o conjunto de regras de conduta consideradas como válidas, quer de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, quer para grupo ou pessoa determinada. Pode ser ainda o conjunto das nossas faculdades morais; brio, vergonha, que tem bons costumes.
A palavra Ética tem sua origem na palavra grega Ethos, que significa o lugar onde o animal se esconde. Morada, morada espiritual, por conseguinte, uma referência. Sua evolução passou para o sentido de referência de valor, caráter.
Já a palavra Moral vem de origem latina: Mos, mores, significando costumes.
Alguns pensadores já definem ética e moral com o mesmo sentido.
Definido então o que é ser cidadão, ser ético e ter moral, vamos nos auto-avaliar o quanto é importante exercer o papel de cidadão na sociedade. A nossa intenção neste projeto é fazer você pensar e interagir no seu ambiente social, com os seus amigos e em sua casa, para que o mundo seja melhor.





Não existe sucesso ou felicidade sem o exercício pleno da cidadania e da ética global.



Somente com a legítima liberdade de expressão, pluralidade de informação, respeito à cidadania, e permanente vigilância contra as tentativas de cercear o Estado democrático de direito, é que poderemos pensar em transformar Regimes de Força, em Regimes de Direito.

















"É mais fácil construir um menino que consertar um homem."
                                                       Charles Chick Govin






Verdadeiro sábio é um eterno aprendiz. 






Willian Shakesperare







"A partir da ética é possível formular os cinco princípios concretos da democracia: igualdade, liberdade, diversidade, participação e solidariedade - existindo simultaneamente."
Herbert de Souza, o Betinho





A imaginação é mais importante que o conhecimento".
Albert  Einstein


 

A lição mais importante que se pode aprender quando se vence é que se pode.
 Dave Weinbaum




“Recompensa por uma coisa bem feita é tê-la feito."
 Ralph Waldo Emerson





O Direito não é nada além do mínimo ético.
 (Georg Jellinek)  

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1º passo para começar o projeto de Intervenção

Começamos a limpar a área externa da escola para daí dar o ponta pé inicial ao nosso projeto
Precisamos acordar e ver que o mundo com cidadania é bem melhor.
Ética e Cidadania são duas coisas fundamentais para o desenvolvimento do ser humano.
Seja um estudante consciente!
Ajude a preservar o nosso patrimônio escolar, pois ele foi feito para você e por você.
Ética e Cidadania Escolar, um dever de todos nós.


 28/09/10
 28/09/10
 28/09/10
 28/09/10
28/09/10
28/09/10 

Parabéns Professor!!!!


A direção da escola Presidente Roosevelt deseja a todos os seus professores... Um Feliz dia do Professor!!!!
(15/10/10)

Aos Professores

As bolas de papel na cabeça,
os inúmeros diários para se corrigir,
as críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
para te fazer desistir do teu maior
sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.
Que bom que esta tua vocação
tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos
professores,
quando em seu dia-a-dia
tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
consegue olhar os olhos
de todos os outros e fazê-los felizes também.
Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
o teu coração a cada dia,
dando-te tanto prazer em ensinar.
Homenagens, frases poéticas,
certamente farão parte do seu dia a dia
e quero de forma especial, relembrar
a pessoa maravilhosa que você é
e a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
hoje e sempre, por aquilo que você é
e por aquilo que você faz.
Parabéns!




Feliz Dia dos Professores
 Ser professora, professor
 é uma missão quase divina:
 quando nem mesmo os mais próximos
 da criança e do
jovem encontram
 tempo para estar e ser com eles,
 cabe ao mestre acolher com um
 coração amigo e
companheiro e salvar,
 no espaço da gratuidade,
 o que ainda resta de humano nos humanos,
 o que ainda resta de gente no
coração
 e na vida da gente.




Ser professor é...

Ser professor é professar a fé e a certeza de
que tudo terá valido a pena se o
aluno sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você e pelo que ele lhe ensinou...
Ser professor é consumir horas e horas pensando
em cada detalhe daquela
aula que, mesmo ocorrendo
todos os dias, a cada dia é única e original...
Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da
turma, transformar o cansaço
numa aventura maravilhosa de ensinar e aprender...
Ser professor é importar-se com o outro numa
dimensão de quem cultiva uma planta muito rara que
necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de "sair de cena,
sem sair do espetáculo".
Ser professor é apontar caminhos, mas deixar que
o aluno caminhe com seus próprios pés...
Feliz dia dos Professores!

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Candidato eleito "Votar consciente dá um bom presidente"

Ontem vencemos uma grande batalha com suor e sacrifício!
Hoje será vencida uma nova batalha também com muito suor e sacrifício!
Amanhã venceremos a guerra e seremos gratificados não em valores,
mas sim em espírito, porque cada dia que passa somos vencedores “…estamos vivos…”



Avance sempre
Na vida as coisas, às vezes, andam muito devagar. Mas é importante não parar. Mesmo um pequeno avanço na direção certa já é um progresso, e qualquer um pode fazer um pequeno progresso.

Se você não conseguir fazer uma coisa grandiosa hoje, faça alguma coisa pequena.
Pequenos riachos acabam convertendo-se em grandes rios.

Continue andando e fazendo.